sexta-feira, 22 de maio de 2015

Siltamäki: Aprendizagem baseada em pessoas


Ouvi certa vez de uma educadora canadense, Claire Taillefer, desenvolvedora da Maple Bear Global Schools: "Você ensina crianças, você não ensina currículo." Considerando que "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" (Paulo Freire), sinto-me inspirada por tantas ideias maravilhosas... e penso que a aprendizagem deve ser baseada em pessoas, não em currículo, não na matéria sem vida.



Siltamäki - Escola de Ensino Fundamental: inspirando inovação educacional

Students in the Music Class

Dois meses atrás uma notícia online foi publicada, afirmando que as escolas na Finlândia haviam abolido as disciplinas escolares e substituído por tópicos. Uma escola em particular foi mencionada como exemplo dessa reforma educacional na Finlândia – Siltamäki em Helsinki, capital do país. Poucos dias depois, outras notícias surgiram, contradizendo a primeira.
No Brasil, assim como em muitos outros países, temos despendido esforços para melhorar nosso sistema de educação. Estando na Finlândia na ocasião, em Hameenlinna, menos de duas horas da capital, senti-me bastante motivada em verificar o que de fato estaria acontecendo na escola, a partir de uma perspectiva de uma educadora brasileira. Embora a notícia tenha sido contestada, eu pensei... algo de especial foi visto lá e eu gostaria de saber o que era.

 

Não é preciso eliminar disciplinas se elas há integração



As disciplinas não foram abolidas, ao invés disso, elas são integradas de diversas formas. Certamente Siltamäki é um modelo de escola inovadora, já que tem uma equipe que vem desenvolvendo sua forma particular de trabalhar. E o segredo não está em somente replicar outros modelos, mas em recriar seus próprios poemas e músicas de forma entusiasmada, no sentido literal também!
Integração de disciplinas, uso de metodologias centradas no aluno ou abordagens de aprendizagem baseada em projetos -  PBL (Project-based learning) não são obrigatórios, no entanto, professores são inspirados a fazer uso desses e realmente trabalham de forma colaborativa.
A aprendizagem é baseada em pessoas, mas na natureza colaborativa que as pessoas possuem.


Liderança compartilhada & fortalecimento da identidade


O que eu realmente acredito é que a liderança é o coração daquela escola e o que torna os resultados maravilhosos. Quando afirmo isso, não me refiro somente as lideranças formais, mas, principalmente as lideranças compartilhadas. Não há estrela solitária reluzindo; todos brilham – alunos e professores. Todos são engajados.
School principal Anna-Mari Jaatinen
Penso que isso faz toda a diferença. Anna-Mari Jaatinen, a diretora, apresentou a escola de forma apaixonada, e logo conduziu os visitantes para observar sua equipe trabalhando. A empolgação com que os professores realizavam seu trabalho era perceptível, orgulhosos em compartilhar tantas coisas interessantes que estavam fazendo. E não estavam fazendo nada tão complicado ou tão inovador que não podemos imaginar. Estavam apenas fazendo o melhor com ideias e recursos já existentes. Contudo, imprimem sua identidade em tudo que fazem.




Colaborar é inovar!


Percebi um excelente exemplo de construção da identidade ao saber do projeto de música da escola. Toda a comunidade escolar trabalhou para compor uma música para a escola. O processo foi totalmente realizado de forma colaborativa. Alunos e professores puderam utilizar recursos mais tradicionais ou mais tecnológicos para criar a música. Letra e padrões sonoros foram unidos e organizados e a música da escola então ficou pronta! Ela compõe fortemente a identidade e forma de fazer educação. O projeto de música é contínuo; todo ano novos grupos têm atividades e podem expandir ações que já estavam em andamento (veja o vídeo do projeto Magic Forest abaixo).
Eu poderia escrever tantas e tantas coisas boas que vi em Siltamäki, uma pequena escola de ensino fundamental (1º ao 6º ano), com aproximadamente 240 alunos, 17 professores e 7 assistentes de professores, mas vou listar alguns pontos que acredito serem determinantes para o sucesso da escola.


 

O que faz de Siltamäki uma escola de sucesso?  


  • Liderança compartilhada apodera a comunidade escolar e inspira a equipe a trabalhar de forma colaborativa. 
  • Há uma PLC (Professional Learning Community) – Comunidade de Aprendizagem Profissional. Eles utilizam o tempo de forma efetiva. A equipe escolar se reúne uma vez por semana e nesses momentos já realizam trabalhos colaborativos, dispensando o uso de reuniões docentes tradicionais com caráter apenas informativo.
  • Professores e alunos se orgulham do que fazem.
  • Professores integram disciplinas através de trabalhos, projetos e ações colaborativas.
  • Os alunos também são ensinados a colaborar. Em alguns projetos, alunos mais velhos ajudam os mais novos a desenvolver tarefas, por exemplo, a produzir vídeos curtos.
  • A colaboração é percebida e sentida em toda parte da escola – em cartazes, portas, canções, discursos dos professores etc. Podemos ver e sentir um processo simbiótico em que todos se alimentam da energia um do outro.
  • A cultura holística escolar combina a integração de cooperação, colaboração, co-criatividade e tecnologias educacionais. Toda a comunidade escolar em alguns momentos desenvolvem projetos em comum, por exemplo, usando projetos de aprendizagem baseada em fenômenos (Phenomena-based learning) ou um projeto colaborativo de música (no qual toda a escola está empenhada em compor uma única música da escola). Alguns projetos duram anos e podem ser expandidos a cada etapa letiva.
  • A equipe escolar é focada em desenvolver habilidades essenciais para o século 21.
  • Professores utilizam as tecnologias educacionais para efetivar a aprendizagem.
  • As crianças se sentem seguras. Isso é a base. A partir disso, eles podem aprender de forma eficiente.
  • Ambientes de aprendizagem variados e modernos: estúdio de música, sala antiestresse. A escola está empenhada agora em implantar a “Sala do Futuro” (uma sala com tecnologias modernas – lousa interativa, recursos para trabalhar com realidade aumentada, computadores modernos, aparelhos de áudio, imagens, softwares educativos etc.)
  • Aprendizagem ubíqua – os alunos são motivados a tomar cada oportunidade para aprender mais, em várias situações, em todo lugar.
  • Participação dos pais – a equipe se esforça para aproximar mais os pais da escola, promovendo não apenas reuniões, mas uma diversidade de atividades.






 
Check out some videos the school produced!

https://www.youtube.com/watch?v=NElHknsmeL8 (Joyful learning – school presentation)
https://www.youtube.com/watch?v=VxWHEddgSgM (Magic Forest Musical - Project)
https://www.youtube.com/watch?v=Io3g4lA6W78 (Robotics)
https://www.youtube.com/watch?v=gUd8TrcoAfg (Kids singing)

https://www.youtube.com/watch?v=F4cyFsgJy3Y (Robotalk – students speaking English)










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